April 12, 2006

Transportes Públicos - O Ayrton Senna está VIVO!!!

E aí Galera!
Há tempos que queria explicar como me desloco ou como posso me deslocar entre o trabalho e a casa mas o tempo tem escasseado.
É a comédia Total!
Os Transportes Públicos (chamarei TP)nesta terra são muito "sui generis" e em variedade.
Para já o trânsito é de loucos, não existem rectas, quero dizer pelo menos para eles não existem, cada um que vê uma brecha atira-se logo pra faixa do lado, Às vezes não é preciso haver espaço, é atirar-se pro lado e intimidar o que vem nessa faixa.
Bem voltando aos TP, vou começar a falar pelo ônibus normal sem ar condicionado (daí é apelidado de QUENTÃO), em que tem um cara a conduzir e depois um torniquete com um gajo sentadinho a cobrar o bilhete e a fazer rodar o torniquete. Ora o trajecto neste tipo de onibus torna-se muito longo porque parar ele só pára se alguem gesticular do lado de fora(e o motorista quiser parar, se não lhe apetecer ignora quem aguardava a chegada do onibus e segue como se nada fosse, já escutei: xii, k sacanagem, nem parou, claro que era eu que estava do lado de fora)ou alguem o mandar parar que esteja dentro, até parece normal devem pensar, só que a diferença é que ele pára seja ponto ou não e o trajecto ao invés de ter umas 12 paragens tem umas 40 se for preciso!!!
Sobre o onibus normal com ar condicionado a única diferença é o preço (custa mais 40 centavos por ter A/C).
Estes nunca apanho, pois a linha que une a casa ao trabalho é a 175, que basicamente é uma das piores, pró trabalho apanho pessoal da Rocinha, pra casa apanho pessoal da Rocinha e do Vidigal!!! De nível!
Só apanho um Onibus para ir para a noite, e a estrada que ele faz e a maneira como conduzem dá a sensaçao de estarmos andando nas melhores montanhas russas do mundo (A Lia e a Vera já experimentaram que o confirmem!!!)
Depois há um onibus que para nós na Europa seria de Turismo mas aqui é apelidado de FRESCÃ0 e é o mais caro (5 reais ao invés dos 1,90 e 2,30 dos outros).
Eu pensava que tinha esse nome porque tinha ar condicionado mas não, o cara que conduz faz questão de pôr a temperatura praí a uns 12º!Apanhei uma vez e tavam uns 35º na rua, entrei e foi a única vez que senti e tremi de frio nos 40 minutos que levei até casa!Estes Cariocas têm uma tara por ar condicionado vá lá saber porquê!?!?
E AGORA, vou-vos falar do que eu apanho que para mim é o mais cómico de todos, é apelidado de Van (ler Vã)e podem ser Fiat Palio, Ford Transit, Vanette e aquelas carrinhas VolksWagen k os hippies usam que parecem um frigorifico.
Ora as Van têm a particularidade de cada uma ser diferente da outra: desde o preço (até agora já paguei 3, 4 e 5 reais e não sei qual é o estipulado e acho que ninguém sabe e nunca hei-de saber), depois temos os condutores de Van independentes que não querem ajuda de ninguém e levam-na sozinha o que acaba por tornar o transporte aborrecido porque nos ajudantes é que começa o Marketing do transporte.
As VAN adaptadas para levar 15 pessoas (supostamente pq eu já fui com pessoal em pé à espera que alguem saísse, tavam praí 18!)levam um ajudante num banquinho de plástico com a cabeça de fora que nem cachorro aos berros lá pra fora gritando os destinos por onde passa (GÁVEAAA, FLAMENGOOO, ZONA SULLL!!!É só aqui, é só aqui, imperdível!!!)e quando a VAN pára há uns com um marketing mais agressivo que saiem e vão falar com as pessoas a perguntar se não querem entrar e a dizer "Vc não sabe o que está perdendo, Esta é A VIAGEM..." e outros dizeres dignos de serem apresentados num estádio de Futebo!!!
Depois temos umas VAN mais sofisticadas com um rádio-cassettes (SIM, eu não me enganei, são cassettes mesmo)com uma voz gravada e uma coluna apontada prá Rua e onde a voz gravada vai repetindo os destinos para não gastar a garganta aos trabalhadores.
Outro dia ao meu lado foi um gordo prai de 120kg a cantar dark metal, altos berros a viagem toda, eu e a moça ao meu lado só olhávamos um pró outro e ríamos!
É com cada figura!
Agora juntem estes transportes, em longas avenidas rectas, mais os táxis, todos a tentarem atravessar-se à frente uns dos outros para chegarem 1º que os restantes.
É a memória do Ayrton Senna em movimento que cada condutor de TP (e não só) carioca ainda preserva!!!

É mais um caso pra dizer SHOW DE BOLA!
E desta vez acrescento: PEDALA ROBINHO!!!